1# Yu-Gi-Oh! Teorias - Fases de um Duelo.

  Prazer meu povo, Boss aqui com meu primeiro post pelo clã. E, para começar bem, que tal falar sobre uma coisa que todo mundo gosta, mas não assume? Teorias!

  Antes do post, caro leitor, permita-me fazer uma pergunta simples:

"Você sabe como funciona um duelo?"

  Qualquer com um mais de duas semanas jogando responderia que sim, sem nem ao menos hesitar. Mas será mesmo? Um duelo há muito tempo deixou de ser apenas um embate entre dois players buscando reduzir o life aposto a zero o mais rápido possível. Estratégia, Skill, experiência, decks, jogadas e até mesmo sorte; isso é um duelo. Mas o que existe, além disso?

   Um duelo é dividido em estágios bem definidos e distintos. São três ao todo: Viabilização da estratégia, aplicação da estratégia e fim. Elas ocorrem de modos diferentes para ambos os players, ou seja, o jogador A pode ainda se encontrar no estágio 1 enquanto o outro player já avança para o estágio 3. É isso que difere um deck lento de um deck rápido. Por exemplo, o que é mais rápido, um Burn deck – Reckless, Jar & Legacy, upstart [...] – ou um Watt deck – errr... Wattcobra? Existe ai uma Speed Advantage natural do deck Exodia em relação ao Watt. Então, basicamente, o deck mais rápido é aquele que consegue avançar para os estágios seguintes mais rapidamente.

  • I.: Viabilização de Estratégia.

  Existem duas coisas extremamente importantes nessa fase: Velocidade & Consistência. Em todo deck é necessário um equilíbrio entre ambos para funcionar bem. Por exemplo, qual é mais rápido, um Exodia ou um Dark World? Parece difícil responder, mas não é. Dark World é bem mais inconsistente do que exodia, consequentemente, mesmo estando no mesmo nível de velocidade, Exodia terá a Consistency Advantage, o que lhe dará uma probabilidade maior de atingir suas peças.

  Mais detalhadamente, esta é a fase onde ambos os players buscam o que é necessário para que a estratégia de seus decks flua. Aqui se define não só a velocidade de um deck como também o estilo – Aggro ou Control. Há dois tipos de funcionalidade desta fase, associadas diretamente ao estilo do deck:

  1. Control: Divide-se entre buscar as placas e impedir que seu oponente avance de fase. Basicamente, decks nesse estilo “seguram” o jogo até alcançar seus objetivos.
  2. Aggro: Que se foda seu oponente, o único objetivo desse estilo é alcançar o que lhe é necessário para os combos o mais rápido possível e de preferencia mais rápido que o oponente. Quando conseguem funcionar, vão facilmente desse primeiro estágio ao terceiro em um turno.
  3. Aggro-Control: Funciona como uma mistura dos dois anteriores, podendo tanto usar um quanto outro estilo e até mesmo ambos juntos. São decks que precisam ser muito bem montados para alcançar aquele equilíbrio entre velocidade & consistência que falei lá em cima.


    Todo deck tem seu estágio 1, por isso, ao montá-lo é necessário sempre ter em mente a importância de cards de Search como ROTA, Tenki, duality, etc. Além de lhe dar os cards que você precisa, também afinam o deck lhe permitindo atingir mais tarde cards que possam lhe ajudar em situações especificas. Outra coisa importante também é sempre ter sua estratégia bem clara e definida na mente, para saber com segurança o que buscar e as jogadas a fazer.

  • II.: Aplicação de Estratégia.

  Aqui a cobra fuma. Nesta fase o player já conseguiu o que é necessário e agora bota sua estratégia em ação. As coisas mais importantes nesse estágio são a consistência e as defesas do deck, a sorte e principalmente a habilidade do player. Pode-se dizer que existe uma vantagem natural do deck Aggro em relação ao control nessa fase, mas existem tantas situações diferentes no yugioh que essa vantagem é quase nula. Os dois tipos de decks assumem estratégias bem diferentes aqui e um erro de qualquer lado é o bastante para definir o duelo

  1. Control: É o seguinte, depende do deck adversário. Ao enfrentar um Aggro, deve-se ter em mente que é bem mais provável que o Aggro alcance o estágio 2 primeiro, por isso as defesas e a habilidade são extremamente importantes. Porem, em um mirror match, o player terá que contar um pouco com a sorte. Quem conseguir as peças primeiro ganha. Sem muita explicação.
  2. Aggro: O campo foi feito, a única preocupação é mantê-lo vivo agora. Historicamente, o ponto fraco dos decks Aggros é a defesa, mas aqui eles têm de ter um ótimo equilíbrio entre ofensividade e proteção, para conseguir colocar pressão e suprimir os contra-ataques. Contra um deck control, errou = perdeu. Contra outro deck Aggro, existem muitas chances de ambos colocarem pressão continuamente até as defesas acabarem em um dos lados e consequentemente o duelo ser decidido.
  3. Aggro-Control: O deck pode tanto partir para o Aggro como para o control, dependendo da situação em que o player se encontrar no duelo e a sua escolha.


 Este é o estágio que está mais sujeito a falhas. É necessário ter as estratégias definidas, se adaptar muito bem as situações, ter pensamento rápido e saber qual é a melhor resposta para cada ação. Aqui a habilidade é extremamente decisiva.

  • III.: The End.

  Ok. Você reuniu os cards e aplicou as jogadas. Se der certo, parabéns, você ganhou. E se der errado? Há duas possibilidades: ou você perdeu, ou você alcançou o estágio 3. Aqui é ganhar ou perder.  O duelo volta a sua essência natural, aquilo que falei no começo do post: “Um embate entre dois players buscando reduzir o life aposto a zero o mais rápido possível”. Que se dane a estratégia, use seus últimos recursos para tirar o que restar dos lps do oponente.

  1. Aggro: não é acostumado a chegar nesse estágio. Em um duelo contra um deck control, chegar aqui é praticamente GG, pois enquanto o Aggro gastou todos os seus recursos tentando ganhar rápido, o control fez o inverso e acumulou. Aqui, um bom topdeck é o limite entre a derrota e a vitória. Por isso, é sempre importante ter uma “key chave” no deck, que seja capaz de jogar sozinho. É uma pena que nem todo deck tenha esse card, por isso, para esses decks, chegar aqui é praticamente admit default. 
  2. Control: chegar nesse estágio significa sucesso da estratégia. Enfrentando outro deck Control, é páreo duro, ganha quem tiver mais recursos de defesa e ataque. Já contra um deck Aggro, é só continuar a fazer o que você fez o duelo todo: controlar – não me diga?!


  Enfim, é nesse estágio que conta a estrutura do deck. Por exemplo, eu uso um Karakuri, deck Aggro. Os recursos do meu deck esgotam muito rápido e nenhum dos meus cards consegue jogar sozinho, são sempre combinações, ótimas no começo do duelo; péssimas no final. Ou seja, seria necessário um pouco de muita sorte para eu conseguir a vitória após alcançar essa etapa.

  Bom, vou terminando o post por aqui. Se vou leu tudo, parabéns, você é um guerreiro. Espero que tenham gostado e entendido. Até logo.




2 comentários

Jeferson Rinaldo em 27 de abril de 2014 às 20:29

Post Foda ! =P

Unknown em 1 de maio de 2014 às 06:39

Ain que post lindo, por isso te coloquei de redator :p. Mesmo jogando ygo a 2 anos, ainda nao sabia sobre isso, mt bom cara, continue assim (h)

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